Cirurgia Plastica Jundiai | Dr. Fernando Vargas

Rinoplastia

A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz é uma das cirurgias mais complexas dentro da cirurgia plástica. Entre os seus objetivos se destacam a melhora da aparência e proporção do nariz em relação ao formato e volumes do rosto, sem perder ou alterar as características étnicas naturais. Mediante a cirugia de rinoplastia é possível modificar a definição da ponta nasal, a largura da base óssea, diminuir a “giba óssea «, corrigir também alterações funcionais causadas por desvios do septo nasal ou aumento dos cornetos. 

Os desvios do nariz causados por traumatismos também podem ser melhorados mediante a cirurgia de rinoplastia.

A associação da cirurgia Estética com a correção das alterações funcionais, é cada vez mais frequente.

Existem varias técnicas para abordagem do nariz durante a cirurgia. Rinoplastia Fechada em que as incisões ficam escondidas na parte interna do nariz e a Rinoplastia Aberta em que além das incisões internas existe também uma pequena incisão na região da columela que no final gera uma cicatriz muito discreta e quase imperceptível. 

A escolha da técnica definitiva para sua rinoplastia vai depender da sua avaliação pré operatória sendo que poderá ser realizada uma Rinoplastia Estrutural ou uma Rinoplastia de Preservação. 

A Rinoplastia Estruturada se caracteriza pela modificação de todas as estruturas ósseas e cartilaginosas com reconstrução do dorso do nariz mediante enxertos.

A Rinoplastia de Preservação tem como base a modificação das estruturas sem abertura do dorso do nariz, conservando e melhorando as linhas de definição do dorso com aspecto mais natural no pós-operatório e recuperação mais rápida.

Pré-operatório

A avaliação detalhada por parte do especialista em cirurgia do nariz, é uma das etapas mais importantes do processo de uma rinoplastia bem sucedida. 

Mediante a avaliação clínica serão analisadas as características estruturais do seu nairiz como a espessura da pele, largura da base óssea, posição, definição e projeção da ponta nasal, desvios e alterações funcionais. Serão solicitados também exames de imagem como a tomografia que fornecerão para o seu  médico detalhes específicos da forma e função do interior do seu nariz. 

Com todas estas informações o cirurgião de nariz poderá realizar um planejamento cirúrgico específico para seu caso levando muito em consideração as suas expectativas em relação ao resultado estético.

A cirurgia de rinoplastia é realizada sob anestesia geral, com acompanhamento do anestesiologista durante todo o procedimento. Exames pré operatórios serão solicitados para confirmar que seu estado de saúde permite a realização do procedimento programado.

Pós-operatório

Ao finalizar a cirurgia, é colocada uma “tala” de material acrílico termomoldavel que tem como objetivo a estabilização dos locais de fratura quando realizadas, esta tala acrílica deverá permanecer no local durante 7-10 dias, tempo suficiente para a retirada também dos pontos das suturas externas, as suturas internas não precisaram ser retiradas.

O paciente poderá retornar para as  atividades habituais em 5-7 dias sendo muito recomendável evitar atividades que envolvam grandes esforços e atividades esportivas que envolvam contato.

O inchaço do nariz após a rinoplastia é muito variável entre os pacientes, mas a grande maioria dos casos evoluem com melhora do inchaço num período de 4-6 semanas, lembrando que o resultado definitivo da sua cirurgia poderá demorar entre 4-6 meses para ser evidente de forma definitiva.

A exposição solar deverá ser evitada durante o tempo em que as equimoses “roxos” forem evidentes, normalmete entre 10-14 dias.