A cirurgia de mamoplastia para aumento do volume mamário tem entre outros objetivos a melhora da forma e do volume da mama mediante a colocação de implantes de gel de silicone.
A indicação correta do implante, forma, volume-tamanho, plano de colocação (retroglandular ou retromuscular) e via de acesso (infra mamária ou areolar inferior) vai depender da avaliação detalhada que seu cirurgião fará durante sua consulta.
A sua preferência pelo aspecto final depois da cirurgia será levada muito em consideração para ajudar definir junto com as caraterísticas atuais da sua mama, qual o melhor implante que se acomoda de forma segura para seu corpo melhorando o seu contorno sem perder o aspecto natural.
A indicação do tipo de cirurgia que será realizada vai depender da estrutura atual da mama antes do procedimento, nas pacientes que não apresentam excesso de pele nem flacidez glandular, a indicação principal será pela colocação do implante de silicone podendo ou não ser indicada a aplicação (injeção) de gordura da própria paciente.
Nos casos em que existe já um excesso evidente de pele e/ou uma flacidez estrutural do complexo interno glândula-gordura, deverá ser realizada uma cirurgia de mamoplastia ou mastopexia com reforço interno das estruturas glandulares, com retirada do excesso de pele e aumento de volume com o uso do implante de silicone.
Os implantes de gel de silicone podem ser utilizados também nas cirurgias para reconstrução mamária como parte do tratamento integral da paciente com câncer de mama que passa por retirada cirúrgica da mama (mastectomia).
Pré operatório
Uma avaliação pré operatória de rotina inclui exames gerais de sangue, raio X de tórax e eletrocardiograma. Durante a preparação da cirurgia será realizada também uma avaliação específica da mama com ultrassonografia e/ou mamografia dependendo da idade da paciente. As cirurgias mamárias são realizadas sob anestesia geral, sempre com a presença do anestesista num ambiente cirúrgico apropriado. A duração média da cirurgia é de aproximadamente 90 minutos para os casos de simples colocação de prótese em que não é necessária a retirada de pele nem o ajuste da estrutura interna da mama, nos casos em que a cirurgia é uma mamoplastia ou mastopexia associada com o uso de implantes mamários a cirurgia pode ter um tempo médio de 3 a 4 horas.
A alta hospitalar acontece na grande maioria dos casos, no mesmo dia da cirurgia.
Pós operatório
Nós primeiros dias após a cirurgia é mantido um curativo confortável junto com um sutiã cirúrgico, sutiã cirúrgico que deverá ficar durante aproximadamente 30 dias. As orientações sobre o retorno para as atividades serão passadas em cada um dos seus retornos no consultório e na medida que a sua evolução permita. Em alguns casos pode ser indicada drenagem linfática manual com o objetivo de diminuir o inchaço e o acumulo de líquidos na região mamária, relaxando a musculatura da região e favorecendo o retorno as atividades.
Atividades específicas como dirigir deverão ser evitadas durante 14-21 dias, devido ao risco de traumatismo causado pelo uso do cinto de segurança.
Atividades como musculação e academia, deverão ser evitadas por no mínimo 30 dias e a liberação deverá ser no momento em que sua evolução clínica indicar que é seguro.