a toxina botulínica é um produto de origem biológica obtido a partir da cultura de microrganismos.
Sua fabricação envolve sofisticados processos de purificação que garantem um produto estéril, estabilizado e da mais alta qualidade. Devido ao seu mecanismo de ação, não existe outro método de aplicação além da injeção direta no músculo a ser tratado.
A principal indicação do Neuromodulador é o relaxamento dos músculos responsáveis pela expressão facial, o que leva, com o tempo, à formação de linhas finas, rugas e promove a formação de dobras mais profundas. Além da indicação estética, também tem sido utilizado no tratamento de pacientes com síndromes neuromusculares e sudorese excessiva na região das axilas e das mãos.
Seu uso é contraindicado em gestantes e lactantes. Deve-se ter cuidado com processos inflamatórios e infecciosos no local da aplicação e durante o uso de algum tipo de antibiótico aminoglicosídeo, pois podem alterar o efeito da toxina.
A duração do efeito do Neuromodulador é um fator que depende diretamente da sua ação biológica e como na maioria dos casos de aplicação de produtos biológicos, pode ocorrer a formação de anticorpos responsáveis pela variação na intensidade dos resultados, embora rara.