Procedimento cirúrgico mais realizado no mundo. Tem como objetivo a eliminação do excesso de gordura nos locais de depósito que são naturais para o contorno do corpo, incluindo as coxas, braços, pescoço, cintura, dorso, abdômen anterior, face interna das coxas e quadris entre outros.
A lipoaspiração permite uma maior definição do contorno corporal, aumento da definição de detalhes anatômicos específicos que melhoram a aparência dando em alguns casos um aspecto mais atlético e saudável.
A lipoaspiração é realizada através da ruptura mecânica da gordura e aspiração com cânulas metálicas de diferentes calibres, normalmente menores que 5 mm.
A quebra das células de gordura pode ser realizada de forma manual com a mesma cânula ou assistida com tecnologias como laser e ultrassom (VASER), facilitando a dissolução dos glóbulos de gordura e a sua retirada.
A lipoaspiração permite que a gordura retirada possa ser aproveitada para transferência no mesmo paciente, podendo ser injetada em locais diferentes para melhorar o contorno corporal como na região das nádegas ou para corrigir irregularidades congênitas ou sequelas de ferimentos e traumatismos antigos.
A cirurgia de lipoaspiração não tem como objetivo a redução de peso, por esse motivo não é um procedimento indicado em pacientes com obesidade.
Por ser um procedimento cirúrgico ele deve ser realizado em ambiente hospitalar com acompanhamento do anestesista durante todo o tempo do procedimento.