O face-lifting , também conhecido como Ritidoplastia ou cirurgia para correção de rugas é o procedimento cirúrgico que melhora o aspecto facial mediante a reposição e fixação das estruturas profundas da face tais como músculos, ligamentos e bolsas de gordura que compõem os detalhes do contorno do rosto e retira o excesso de pele que fica evidente principalmente nas regiões ao lado do nariz, da boca e na região do pescoço.
Pode ser associado com outras cirurgias para otimizar o resultado tais como a cirurgia das pálpebras (blefaroplastia) ou cervicoplastia que trata da flacidez muscular e ligamentar da região anterior do pescoço e papada.
Pré-operatório
A correta indicação de um face-lifting se baseia na avaliação detalhada e criteriosa por parte do cirurgião plástico, junto com uma conversa clara entre o médico e o paciente onde serão discutidos os beneficios e expectativas associados com a cirurgia.
A idade, qualidade da pele, hábitos e expectativas, ajudarão escolher a melhor época para realizar o face lifting.
O face lifting permite o tratamento do terço superior da face e os supercílios, normalmente realizado através de pequenas incisões na linha do cabelo e o acesso com instrumental delicado de vídeo cirurgia, o que permite a sua elevação e fixação com cicatrizes muito discretas.
O tratamento da flacidez do terço médio da face e o pescoço é realizado mediante incisões na região pré auricular (na frente da orelha) que se extende até a linha capilar no pescoço.
Todos os detalhes são analisados e discutidos com o paciente antes da cirurgia.
Pós operatório
A recuperação do face lifting pode estar acompanhada de graus variáveis de inchaço com afastamento das atividades durante 14 – 21 dias, sendo que o resultado final da cirurgia ficara evidente após 2-3 meses. Importante evitar exposição solar durante o tempo da recuperação.
Fisioterapia dermatofuncional e drenagem linfática são recomendadas no pós operatório.